Amazônia: Greve pelas Águas – Ativistas mobilizam-se em prol do Encontro das Águas
- Jorge Pimentel Ramos
- 27 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

No dia 20 de março, ambientalistas e sociedade civil promoveram um ato pedindo a homologação do tombamento do Encontro das Águas como patrimônio cultural e natural. A ação foi mobilizada pelo Fórum das Águas e contou com a participação de Membros do Movimento Ficha Verde, do Fórum das Águas, e do SOS Encontro das Águas e outros movimentos ativistas.
O ato ocorre uma vez que, em 2014, o Governo do Amazonas, na gestão do ex-governador, e atual senador Omar Aziz entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar o tombamento já existente, do local. E mais recentemente, em 23 de setembro de 2020, o atual governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, tornou a encaminhar um pedido conciliação ao atual procurador-geral da República, Augusto Aras. O governo do Amazonas não detalha os termos da proposta no documento enviado a Aras.
A empresa Lajes Logísticas, desde 2008, tenta a implementação do projeto da construção de um porto privado de cargas e descargas para navios de grande porte, com fins de descarga de insumos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) em uma das áreas mais ricas em diversidade e beleza da Amazônia, o majestoso Encontro das Águas, que ocorre entre os rios Negro e SolimõesAo se encontrarem, as águas dos rios não se misturam por suas diferentes temperaturas, composições químicas e velocidades. A construção do porto trará irrestituível dano à fauna e flora local, à comunidades da região do Encontro das Águas, e ao sistema de abastecimento de água potável que fica situado na mesma região.
A intenção do ato é sensibilizar a sociedade civil sobre essa questão do Porto das Lajes, como um projeto prejudicial não só para a natureza, mas também para as comunidades do entorno, ribeirinhas, pesqueiras e para saúde pública.
O ato ocorreu em barcos, no Encontro das Águas, onde foi feito um ato pedindo a preservação do fenômeno natural.
Por Jorge Pimentel Ramos
Comentários